Relação de cursos

1.Nome do curso: A aliança entre as famílias, escolas e comunidades para uma educação de qualidade

Contextualização/Justificativa:

A relação família-escola é, hoje, tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa argumentar teoricamente sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos, enumerar os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola, descrever o papel da escola no processo de interação com a família e verificar como ocorre a interação entre a escola e a família.

Objetivo geral:

O objetivo deste curso é discutir qual é o trabalho real do educador a partir dos paradigmas da sociedade atual. Discutindo a importância no processo educacional dos alunos.

Objetivos específicos:

• Implicações pedagógicas na História das Constituições.

• História da família brasileira.

• Atribuições do educador através dos  PCNs, LDB, ECA e editais de concursos.

• Depoimentos.

2.Nome do curso: A Prática Pedagógica na Educação Inclusiva

Contextualização/Justificativa: De acordo com a Constituição Federal de 1988 e  a Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, todo aluno tem direito à educação, prevalecendo o princípio de igualdade condições para o acesso e permanência na escola. Para isso, é fundamental que seja oferecido o apoio necessário, tanto na questão da sua locomoção, quanto a comunicação, quanto ao acesso ao currículo. Para tanto, é necessária a discussão da prática pedagógica visando o desenvolvimento de estratégias diferenciadas e adequações curriculares, visando a real aprendizagem do aluno com deficiência.

Objetivo geral:

Fornecer ferramentas teóricas e práticas para a aplicabilidade no cotidiano profissional dos alunos.

Objetivos específicos:

- refletir sobre a ação pedagógica

- desenvolver adequações curriculares

- conhecer as definições necessárias

- observar exemplos práticos

- analisar a possibilidade de aplicação

3. Nome do curso: A Qualidade na Educação Infantil

Contextualização/Justificativa:

Considerando o avanço no tempo e no espaço da Educação Infantil pode-se considerar que há crescimento em relação a qualidade, porém é necessário um olhar atento, pois ainda ocorrem práticas totalmente voltadas ao assistencialismo, que vêm as crianças como seres frágeis e sem perspectiva de aprendizagem.

Objetivo geral:

Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a instituição de educação infantil pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.

Objetivos específicos:

Mas como deve ser uma instituição de educação infantil de qualidade?

Quais são os critérios para se avaliar a qualidade de uma creche ou de uma pré-escola? Como as equipes de educadores, os pais, as pessoas da comunidade e as autoridades responsáveis podem ajudar a melhorar a qualidade das instituições de educação infantil?

4. Nome do curso: Abordagem Psicopedagógica às Dificuldades de Aprendizagem

Contextualização/Justificativa:

A necessidade de compreender, que mesmo na presença de uma pedagogia considerada eficiente, as dificuldades de aprendizagens não desaparecem nas crianças ou nos jovens que as evidenciam. De modo a minimizar a confusão crónica neste domínio, precisamos de uma aproximação científica ao estudo das dificuldades de aprendizagens. A falta de um enquadramento teórico é assim, talvez, uma das razões do caos semântico do sector, porque a ambiguidade alastra e a criação ou a promulgação de serviços de apoio são ainda muito restritas e limitadas.

Objetivo geral:

Precisamos realmente determinar na definição da criança e do jovem com dificuldades de aprendizagens o que é que não são (conceito de exclusão) e o que são ou o que revelam em termos comportamentais (conceito de inclusão).

Objetivos específicos:

Quais são os pontos comuns e discordantes entre os estudantes com dificuldades de aprendizagens? Haverá subtipos de dificuldades de aprendizagens? Quais são as variáveis e os marcadores mais relevantes? Como podemos identificar os problemas mais subtis ou mais marcantes? Quem está devidamente especializado para observar e (re)educar estas crianças e estes jovens?

5. Nome do curso: Bases Teóricas do Processo de Ensino e da Aprendizagem

Contextualização/Justificativa:

O processo de ensino aprendizagem tem sido estudado segundo diferentes enforques. Condensando neste estudo uma análise comparativa tanto dos pressupostos comuns como dos diferentes, pertinentes às diversas abordagens teóricas que procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem. Essas correntes teóricas procuram entender o fenômeno educativo através de diferentes enfoques, muitos deles relacionados com o momento histórico de sua criação e do desenvolvimento da sociedade na qual estavam inseridas.

Objetivo geral:

Concepções, determinantes e constituintes dos processos de aprendizagem, ensino e formação a partir da perspectiva psicológica. A abordagem histórico-cultural e suas contribuições para a compreensão do aprender, ensinar e formar. Aprendizagem de Adultos.

Objetivos específicos:

Oportunizar o estudo e a compreensão das teorias que cercam a aprendizagem do aluno;

Analisar as teorias envolvidas no processo de ensino-aprendizagem;

Conhecer os principais teóricos e suas teorias sobre a aprendizagem.

6. Nome do curso: Concepções e Importância do Método Científico

Contextualização/Justificativa:

O curso apresenta conceitos de ciência, pesquisa e método científicos e traça paralelos entre conhecimento científico e popular. Seu propósito é destacar, em especial, as características da pesquisa e do  método científicos.

Objetivo geral:

Oferecer aos interessados a ferramenta necessária para que possam utilizar o conhecimento visando a organizar e sistematizar a realização de projetos, trabalhos e pesquisas.

Objetivos específicos:

Fornecer aos alunos as bases filosóficas do conhecimento científico, bem como os instrumentos para a iniciação científica, capacitando-o a elaborar trabalhos acadêmicos dentro das normas técnicas exigidas. Desenvolver o espírito crítico e a valorização do conhecimento. Orientar os alunos na realização de projetos de pesquisa.

7. Nome do curso: Contribuição dos pais para o desenvolvimento pedagógico dos filhos

Contextualização/Justificativa:

Atualmente, vive-se numa época em que a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo banidos e deixados muitas vezes de fora da formação dos indivíduos. Nesse sentido, instituições sociais como a família e a escola não podem deixar que isso continue a acontecer sem fazer nada para mudar a situação. Assim, é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum e com pessoal responsável e metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos.

Objetivo geral:

O objetivo deste curso é discutir a importância dos pais enquanto agentes positivos no processo educacional dos filhos.

Objetivos específicos:

O principal objetivo deste artigo é fazer uma abordagem sobre a questão da importância da parceria entre escola X família para o pleno desenvolvimento infantil e a função do gestor como mediador e condutor de práticas educativas que possam gerar o pleno desenvolvimento do aluno.

8. Nome do curso: Contribuições da Neurociência para o Trabalho Pedagógico

Contextualização/Justificativa:

Conhecer como se dá o Desenvolvimento do Cérebro e o Processo de Aprendizagem é imprescindível para que o professor tenha dados e ferramentas, visando a mediação e intervenção no processo de aprendizagem da criança e do adolescente.

Objetivo geral:

Oferecer subsídios aos profissionais da educação para conhecer o desenvolvimento cerebral da criança e intervir para otimizar o mesmo.

Objetivos específicos:

- conhecer a relação entre o desenvolvimento cerebral e a aprendizagem;

- conhecer as disfunções cerebrais que desestabilizam a aprendizagem;

- verificar a aplicabilidade deste conhecimento na educação

- observar exemplos práticos

9. Nome do curso: Desafios do século XXI para Educação Inclusiva.

Contextualização/Justificativa:

Este Curso busca descrever as principais mudanças ocorridas no campo da educação no que se refere à inclusão de pessoas com deficiências. Desse modo, repensaremos sobre questões  de deficiência e de Educação Especial, até chegarmos à concepção de educação escolar inclusiva e de diversidade.

Objetivo geral:

Conhecer as principais mudanças ocorridas no campo da educação no que se refere à inclusão.

Objetivos específicos:

- Conhecer os aspectos históricos, socioculturais e psicológicos ligados ao tema das deficiências e às suas representações.

- Compreender o que é um trabalho educacional na perspectiva da inclusão escolar e da diversidade.

- Intervir diante de conflitos advindos da diversidade na sala de aula

10. Nome do curso: Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem

Contextualização/Justificativa:

Conhecer as fases de desenvolvimento da criança e do adolescente é fundamental para que o professor tenha dados e ferramentas, visando a mediação e intervenção no processo de aprendizagem da criança e do adolescente. Visitamos três ícones da biologia, da psicologia e da psicanálise que dão suporte à Pedagogia na compreensão do desenvolvimento e qual o papel do professor nestas fases.

Objetivo geral:

Fornecer ferramentas teóricas e práticas para a aplicabilidade no cotidiano profissional dos alunos.

Objetivos específicos:

- conhecer as fases do desenvolvimento, na infância e na adolescência, ;

- verificar a aplicabilidade deste conhecimento na educação

- observar exemplos práticos

11. Nome do curso: Educação Inclusiva: Conhecendo a Deficiência Múltipla, Surdocegueira e TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento)

Contextualização/Justificativa:

A escola pode ser considerada um local em que a riqueza de experiências é motivada pela diversidade de pessoas, de cultura, de opiniões, de classes sociais, religiões, etnias, etc. No entanto, por muitas décadas, alunos com deficiência não fizeram parte desta diversidade, cumprindo sua escolaridade em escolas especializadas de atendimento a pessoas com suas deficiências.

Esta disciplina pretende abordar aspectos da deficiência múltipla, surdocegueira e TGD, oferecendo referencial teórico, definições e estratégias para que o professor inicie seus estudos sobre estas deficiência e busque cada vez mais ampliar o seu olhar e aprimorar sua prática enquanto regente de salas de aula cada vez mais heterogêneas.

Objetivo geral:

Esta disciplina pretende abordar aspectos da deficiência múltipla, surdocegueira e TGD, oferecendo referencial teórico, definições e estratégias para que o professor inicie seus estudos sobre estas deficiência e busque cada vez mais ampliar o seu olhar e aprimorar sua prática enquanto regente de salas de aula cada vez mais heterogêneas.

Objetivos específicos:

- refletir sobre inclusão;

- conhecer as especificidades de cada deficiência;

- discutir e ampliar o conteúdo por meio dos fóruns.

12. Nome do curso: Ecologia em sala de aula reflexão e análise da contribuição pedagógica em sala de aula

Contextualização/Justificativa:

Com o aumento da população, novos inventos foram aparecendo. A pequena produção teve de sofrer modificações, para atender o consumo. A geladeira é um desses inventos atrapalhados, pois os gases utilizados em seu equipamento (clorofluorcarbono) é que estão destruindo a camada de ozônio do planeta.

O que precisamos é pensar seriamente nas coisas que estamos fazendo; se elas estão de fato sendo úteis para a humanidade, ou estamos apenas juntando mais lixo sobre a terra, perturbando a cabeça dos povos, ou destruindo as bases de nossa civilização.

Objetivo geral:

O objetivo deste curso é despertar uma reflexão que contribua com a conscientização em relação à importância do tema.

Objetivos específicos:

• Concepção de ecologia

• Caminhos possíveis para o trabalho com projetos ecológicos no interior da escola.

13. Nome do curso: Educação e Prevenção de Acidentes na Escola

Objetivo geral:

Desenvolver nos participantes do curso atitudes corretas quanto às ações de prevenção de acidentes no ambiente escolar.

Objetivos específicos:

- Sinalizar possíveis riscos.

- Agir para prevenir os acidentes.

- Educar para a segurança.

- Estar preparado para conduzir situações de urgência com calma, objetividade e eficiência, tranquilizando e confortando a criança.

- Estar atento ao bullying

14. Nome do curso: Educação Especial: Inclusão do Aluno

Contextualização/Justificativa:

Este Curso pretende contribuir para a formação continuada do profissional docente notadamente aqueles que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para tal, serão oferecidos conteúdos pedagógicos e específicos dotados de conhecimentos, que contribuam para a sua práxis pedagógica, tendo como referência as atuais concepções educacionais em Educação Especial

Objetivo geral:

Conhecer as principais mudanças ocorridas no campo da educação no que se refere à Educação Especial

Objetivos específicos:

- Conhecer os aspectos históricos, socioculturais e psicológicos ligados ao tema das deficiências e às suas representações.

- Compreender o que é um trabalho educacional na perspectiva da inclusão escolar e da diversidade.

- Intervir diante de conflitos advindos da diversidade na sala de aula

15. Nome do curso: Educação Inclusiva: Conhecendo a Deficiência Intelectual, Visual e Auditiva.

Contextualização/Justificativa:

A educação inclusiva implica na mudança de paradigma, visa à construção de  uma educação diferente, transformadora, com práticas inclusivas que pressupõem a  inclusão e uma educação de qualidade para a diversidade desses alunos. É preciso rever todos os procedimentos referentes à inclusão escolar, sendo  necessária uma transformação em todo o sistema, seja educacional, social ou político,  promovendo o acesso à educação e à permanência do aluno na escola. Para tanto, dividimos o artigo em três tópicos: a educação para todos: dos princípios e da lei, a  educação para todos: o ideal; e a educação para todos: a realidade

Objetivo geral:

Este curso de Educação Inclusiva tem como objetivo apresentar as tendências contemporâneas do mercado e oferecer uma oportunidade diferenciada de aprimoramento profissional. O curso é voltado para todos os profissionais que vivenciam direta ou indiretamente o processo de inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Objetivos específicos:

- refletir sobre inclusão;

- conhecer as especificidades de cada deficiência;

- refletir sobre acessibilidade, autonomia e independência;

- conhecer as definições necessárias

- observar exemplos práticos

- analisar a possibilidade de aplicação

16. Nome do curso: Educação Inclusiva: impasses e possibilidades

Contextualização/Justificativa:

A educação inclusiva é tema de discussões na área educacional e o debate sobre  a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em salas regulares,  provoca uma grande reflexão. Esta disciplina pretende abordar aspectos da Educação Inclusiva, oferecendo referencial teórico, definições e estratégias para que o professor inicie seus estudos sobre estas deficiência e busque cada vez mais ampliar o seu olhar e aprimorar sua prática enquanto regente de salas de aula cada vez mais heterogêneas.

Objetivo geral:

O principal objetivo de uma educação inclusiva consiste em propiciar ao educando a formação necessária e o desenvolvimento de suas potencialidades, ou seja, fornecer ferramentas teóricas e práticas para a aplicabilidade no cotidiano profissional dos alunos.

Objetivos específicos:

- refletir sobre acessibilidade, autonomia e independência;

- conhecer as definições necessárias

- observar exemplos práticos

- analisar a possibilidade de aplicação

17. Nome do curso: Fundamentos da Educação Infantil

Contextualização/Justificativa:

Formar o novo pedagogo com capacidade de planejar, conduzir e avaliar processos pedagógicos em instituições escolares e não-escolares. Professores para exercer funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, de educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas, propiciando a construção de conhecimentos e habilidades necessárias à elaboração e aplicação de propostas educacionais inovadoras, que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e para a elaboração e análise das políticas públicas na área de educação..

Objetivo geral:

Construir conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos capazes de fundamentar a prática docente na educação infantil.

Objetivos específicos:

- Compreender o papel da educação infantil no atual contexto da educação brasileira,

- Identificar fundamentos políticos, econômicos e sociais da educação infantil brasileira,

- Diferenciar o cuidar do ensinar,

- Discutir as representações de criança e escola que permeiam a educação infantil,

- Reconhecer a importância do brincar na educação infantil

18.Nome do curso: Libras

Contextualização/Justificativa:

A sociedade contemporânea tem demonstrado cada vez mais preocupação e interesse pela inclusão de pessoas com deficiência. As discussões giram em torno, principalmente, da inclusão escolar e ao acesso aos bens de consumo, lazer, cultura e trabalho. Destaca-se sempre a importância da acessibilidade, no entanto, os esforços estão quase sempre relacionados às adaptações arquitetônicas.

Ao se discutir acessibilidade é importante o conhecimento do verdadeiro significado do termo, pois está relacionada não apenas com a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, mas também dos sistemas e meios de comunicação e informação. Todas as pessoas devem ter seus direitos garantidos de acesso à informação e com reais possibilidades para uma comunicação expressiva e receptiva.

Objetivos:

- refletir sobre inclusão;

- conhecer as especificidades de cada deficiência;

- discutir e ampliar o conteúdo por meio dos fóruns;

- refletir sobre acessibilidade, autonomia e independência;

- conhecer as definições necessárias

- observar exemplos práticos

- analisar a possibilidade de aplicação

19. Nome do curso:  Livro didático: importância e utilização no enriquecimento das aulas.

Contextualização/Justificativa:

Esse curso pretende propiciar aos professores a reflexão sobre as diferentes concepções e uso do livro didático, seguindo, principalmente, orientações que se encontram no currículo oficial do Estado de São Paulo e nos PCN que abordam especificamente a didática e a utilização do livro didático pelos professores.

Objetivos específicos:

-Discutir sobre o que veiculam jornais, revistas, livros, fotos, propagandas ou programas de TV trará à tona suas mensagens – implícitas ou explícitas – sobre valores e papéis sociais.

-Ampliar conhecimentos relativos a material cultural.

-Ajudar os educadores a planejar a continuidade de seu trabalho, com materiais ajustados ao processo de seus alunos, buscando oferecer-lhes condições de superar obstáculos

-Desenvolver o autoconhecimento e a autonomia dos alunos.

20.Nome do curso: Mediação de Conflitos Educacionais.

Contextualização/Justificativa:

Visa essencialmente dar resposta a uma problemática que cada vez mais afeta o sistema educativo e que tem a ver com a atual intensificação de conflitos e com a forma como eles são geridos nas escolas, produzindo consequências no ambiente em que se vive, levando por vezes a situações mais ou menos graves de violência; fato que produz, obviamente, influências negativas no processo de ensino/aprendizagem.

Objetivo geral:

O objetivo desse curso é entender a importância da mediação dos conflitos educacionais enquanto ferramenta para a melhoria da convivência humana.

Objetivos específicos:

Identificar a importância da mediação de conflitos no âmbito escolar. Tem o objetivo de apresentar ao participante outras formas de gestão de conflitos, possíveis causas, fases da mediação, postura e estilos de administração, pontuar aspectos positivos e negativos e quais consequências.

21. Nome do curso: Neuropedagogia: aprendizagem e desenvolvimento neuro-cognitivo.

Contextualização/Justificativa:

A neuropedagogia é a mais nova área do conhecimento humano que tem como objetos de estudo a Educação e o Cérebro, entendido como um órgão social que pode ser modificado pela prática pedagógica.

A neuropedagogia está relacionada com o estudo de como o cérebro humano aprende, operacionaliza e retém o aprendizado. É uma área que está ligada aos estudos da neurociência. Estudar o cérebro como propulsor do aprendizado é importante para a compreensão de como se dá o processo de aprendizagem da diversidade e especificidade de cada aluno.

Objetivo geral:

A neuropedagogia tem como objetivo primeiro estudar como o cérebro humano aprende e como guarda este aprendizado, baseando-se em uma concepção ligada a neurociência. Dessa forma, a neuropedagogia compreende o cérebro como propulsor do aprendizado, buscando aliar esse conhecimento as práticas e conceitos da educação escolar, tendo em vista os métodos e metodologias que irão interferir de forma expressiva para o verdadeiro aprendizado.

Objetivos específicos:

A disciplina tem como objetivo geral capacitar os alunos na aplicação de estratégias pedagógicas em sala de aula, cuja eficiência científica é comprovada pela literatura, que potencializarão o processo de aprendizagem, bem como, refletir sobre a real contribuição que a neuropedagogia pode trazer à educação, desde o seu planejamento até a intervenção educativa, considerando o modelo atual de educação Inclusiva.

22. Nome do curso: Novas Análises da Sala de Aula Enquanto Espaço de Desenvolvimento do Educando

Contextualização/Justificativa:

Retomada de conceitos e metodologias trabalhadas em sala de aula

Objetivo geral:

Desenvolvimento de competências profissionais diretamente aplicáveis ao ofício de educador e profissionais ligados à educação.

Objetivos específicos:

Analisar diversas abordagens além de desenvolver e aplicar conhecimentos adquiridos em ambiente escolar.

23. Nome do curso: O Professor Mediador do Aprendizado

Contextualização/Justificativa:

O mundo está mudando e isso está ocorrendo a uma velocidade sem precedentes na evolução histórica da humanidade. A globalização, o surgimento de novas tecnologias, como o avanço das telecomunicações e da informática, contribuem para que ocorra mudanças, também, na Educação. A interação professor - aluno vem se tornando muito mais dinâmica nos últimos anos.

O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva.

Objetivo geral:

O curso tem caráter introdutório, apresenta os pontos principais sobre Mediação de Aprendizagem de forma clara e objetiva, proporcionando ao aluno embasamento teórico sobre o tema. Aborda o conceito de mediar e mediação, objetivos da mediação e do mediador, qual formação o mediador precisa e seu perfil.

Objetivos específicos:

Professor Mediador – Agente de Mudanças

Mediar é: O Mediador precisa de formação?

24.Nome do curso: Princípios para uma educação ambiental

Contextualização/Justificativa:

O desenvolvimento e a prática da Educação Ambiental no Brasil sempre esbarraram em graves problemas socioeconômicos, acrescidos da falta de materiais educativos adequados sobre Educação Ambiental (EA). Conceituamos o básico sobre a EA, com um histórico de suas atividades pelo mundo, fornecendo subsídios para a ampliação dos conhecimentos sobre EA e expondo as diferentes formas legais de ação individual e comunitária que possibilitam um exercício de cidadania, visando uma melhor qualidade de vida.

Objetivo geral:

O objetivo deste curso é aprofundar a reflexão em torno dos princípios básicos para uma educação ambiental.

Objetivos específicos:

• O que é meio ambiente

• Meio ambiente e educação

25. Nome do curso: Psicopedagogia e prática docente

Contextualização/Justificativa:

Partindo do referencial da Psicopedagogia, área de estudos que se volta para a investigação do sujeito que aprende, este trabalho tem o objetivo de discutir de que forma se configuram tais fatores e de sugerir, pelo menos para um deles – a formação do professor –, uma proposta de como caminhar para fora do caos.

Objetivo geral:

O objetivo deste curso é apresentar as matrizes teóricas que embasam a pratica da psicopedagogia.

Objetivos específicos:

O professor precisa entender como os alunos aprendem e saber identificar o seu papel nesse processo. É necessário preocupar-se com a prática pedagógica e com a intenção de educar, produzir conhecimento e desenvolvimento, proporcionando ao individuo uma mudança de atitude.  O tema proposto vem de encontro com a necessidade do professor de estar inteiramente ligado ao aluno, tornando-se responsável pela aprendizagem do mesmo.

26. Nome do curso: Recursos naturais e qualidade de vida no Brasil.

Contextualização/Justificativa:

Os cursos desse eixo têm como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida, bem como aumentar a inclusão social através de conhecimentos técnicos que visem à atualização de profissionais para abordar temas atuais relacionados ao meio ambiente.

Objetivo geral:

Aprofundar conhecimentos na área de Recursos Naturais, tendo como enfoque a abordagem estratégica da Sustentabilidade, Recursos Naturais e Responsabilidade Social.

Objetivos específicos:

-Fornecer aos alunos as bases  do conhecimento sustentável.

-Desenvolver o espírito crítico e a valorização do Meio Ambiente.

-Orientar os alunos na realização de projetos de pesquisa.

-Mostrar os principais recursos naturais que existem e a relação de interdependência dos seres vivos dentro de um ecossistema natural.

-Mostrar a relação conflituosa entre homem e natureza.

27. Nome do curso: Saúde e Educação

Contextualização/Justificativa:

Estabelecer a relação entre Saúde e Educação, como estas duas áreas convergem e podem se complementar na atuação de prevenção e manutenção das condições saudáveis da população, conhecendo as práticas  educativas e as Políticas Públicas que embasam essas ações.

Objetivo geral:

Conhecer a relação Saúde e Educação, na visão legal, teórica e prática.

Objetivos específicos:

Relacionar os temas Saúde e Educação é o principal objetivo de nosso curso, conhecendo a visão de cada área quanto ao atendimento em saúde, considerando sua história e o desenvolvimento das Políticas Públicas atuais, os programas em desenvolvimento pelas várias instâncias governamentais e os desafios lançados pelos mesmos.

28. Nome do curso: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa na escola: impasses e possibilidades na inclusão de alunos com deficiência

Contextualização/Justificativa:

O número de matrículas de alunos com deficiência na escola regular tem aumentado a cada dia, e é comum que o professor não tenha acesso às forma de comunicação e linguagem destes alunos, bem como a formas de adequações e adaptações para a efetiva permenência destes alunos em sala de aula para uma inclusão de fato.

Objetivo geral:

Fornecer ferramentas teóricas e práticas para a aplicabilidade no cotidiano profissional dos alunos.

Objetivos específicos:

- refletir sobre acessibilidade, autonomia e independência;

- conhecer as definições necessárias

- observar exemplos práticos

- analisar a possibilidade de aplicação

29. Nome do curso: Tendência em Educação Matemática

Contextualização/Justificativa:

Com o desenvolvimento das tecnologias ocorrem mudanças no comportamento da sociedade. Essas mudanças também se refletem nas salas de aula. Torna-se cada vez mais difícil despertar nos alunos, os quais vivem numa sociedade amplamente tecnológica, o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se em exposição oral e têm como único recurso o quadro de giz. Contudo, em geral, os professores não estão preparados para trabalhar nesta nova realidade tecnológica. Mesmo professores recém-formados não se sentem preparados para diversificar as aulas e relacionar os conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pelos alunos.

Objetivo geral:

Formar professores mais bem preparados para atuarem nas salas de aulas de uma sociedade que cada vez mais conta com recursos tecnológicos.

Objetivos específicos:

Analisar e discutir criticamente as tendências da Educação Matemática a partir de referenciais teóricos e experimentos práticos.

30. Nome do curso: Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa.

Objetivo geral:

O domínio da língua como efetiva possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.

Objetivos específicos:

- saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

- questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição,

a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação;

- posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

- conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.


Last modified: Thursday, 13 June 2013, 9:09 PM

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